quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Enquanto isso, assistimos perplexos à destruição quase total de alguns prédios históricos de Bragança

Como os bons bragantinos já sabem, nada ainda foi providenciado de fato para a restauração dos prédios históricos da Escola Estadual Monsenhor Mâncio Ribeiro, da Casa da Cultura (onde residia José Paulino dos Santos Martyres com sua família), da Residência de Raymundo Nazeazeno Ferreira e do Palacete Augusto Corrêa (fechado e em melhor estado, ainda!).
Esses prédios vem sendo dilapidados todos os dias, pela ação do tempo, pela falta de segurança (dever dos seus proprietários) e pelo esquecimento quase total daqueles que deveriam cuidar desses prédios.
Faço um apelo para que alguém tome providências, em todos os níveis, para que esses prédios que guardam parte da memória bragantina, sejam recuperados e pela sua segurança, para que pelo menos parte do que ainda existe permaneça a fim de que os restauradores possam ter a ideia de como eram suas portas, janelas, estruturas componentes e aspecto físico e assim possam realizar esse processo de restauro.
Os discursos sobre esse assunto, de repente, calaram. Ninguém fala sobre o assunto. Ninguém se manifesta. Sou otimista em relação aos nossos políticos e representantes do povo, assim como em relação às autoridades da Cultura do Estado do Pará. Mas preciso cobrar, como todo e qualquer cidadão bragantino. É um dos meus deveres para com a História de Bragança, boa parte ainda no submundo...
Vamos à luta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário