quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Associação Cultura Musical Bragantina premiada em Edital do Ministério da Cultura com o Projeto "Rabecas de Bragança"

O Ministério da Cultura (MinC), por meio de sua Secretaria de Identidade e Diversidade Cultural (SID), publicou o resultado da seleção do Concurso Público Prêmio Culturas Populares 2009 - Edição Mestra Dona Izabel (a senhora Izabel Mendes da Cunha, que empresta seu nome à Edição 2009, é artesã ceramista do Vale do Jequitinhonha e também receberá um prêmio) contemplando 195 (cento e noventa e cinco) manifestações da Cultura Popular do Brasil, entre mestres e representantes de grupos e comunidades formais/informais, num montante de recursos a serem aplicados que chegam à cifra de R$ 2 milhões.
Esses 195 prêmios foram divididos entre 60 (sessenta) mestres e 135 (cento e trinta e cinco) integrantes de grupos e comunidades, dando uma quantia de R$ 10 mil para cada um dos selecionados.
A política de Editais implementada pelo Ministério da Cultura (MinC) bem que poderia ser seguida em Bragança. Torço para que isso seja encaminhado em nossa cidade no menor tempo possível, seja com relação à Cultura em geral, tão rica e de numerosas manifestações, seja como uma ação efetiva importante do nosso amigo e prefeito Edson Oliveira (e sua equipe), melhorando os orçamentos, criando e fazendo funcionar a instância de gestão e controle social da Cultura (Conselho Municipal de Cultura), ampliando o acesso da população e dos mestres/grupos formais e informais à política cultural e dando condições de crescimento no que se refere ao fazer/agir cultural. Eu torço e me proponho a ajudar, como historiador, professor e interessado nessa área. Bragança merece!
Da Região Norte do país, a Associação Cultura Musical Bragantina, com o projeto Rabecas de Bragança foi selecionada e contemplada. Uma vitória do grupo, liderado pelos músicos Sr. Alberto Padilha Ribeiro (Presidente administrativo) e Prof. Luiz Fernando de Oliveira Rosário (Presidente da Assembleia Geral, meu amigo e sócio LEO de Bragança). Minhas sinceras congratulações à Associação e a seus dirigentes que com elevado empenho concorreram ao prêmio e fizeram mais uma vez o nome de nossa cidade e a cultura musical tradicional de Bragança, que é a rabeca, brilharem em nível nacional, reconhecidas como parte indissociável do ritual e do musical da Festividade e da Marujada de São Benedito.
O resultado encontra-se publicado na versão on-line do Diário Oficial da União de 03 de fevereiro de 2010, na Seção 3, páginas de 10 a 13), mas pode ser acessado também pelo link abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário