segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Grêmio Musical Nazeazeno Ferreira é a única entidade bragantina habilitada/classificada no Edital Cine Mais Cultura Pará (MinC/SECULT)

Mais uma iniciativa da sociedade civil bragantina em relação à Cultura é premiada. Trata-se do Grêmio Musical Nazeazeno Ferreira, uma das mais tradicionais bandas da Região Nordeste do Estado do Pará. Está no Diário Oficial do Estado do Pará, Edição n.º 31.609, de 22.02.2010.
O grupo musical bragantino foi habilitado/classificado no Edital Cine Mais Cultura Pará (Ministério da Cultura e Secretaria de Estado de Cultura/PA), cujo objetivo é a formação de 35 (trinta e cinco) salas de exibição de Cinema em todo o Estado, distribuídas proporcionalmente entre as 12 (doze) Regiões de Integração, o que democratizará o acesso às políticas na área do audiovisual.
Edital: O projeto selecionará iniciativas de organizações culturais e sociais, juridicamente constituídas, disponibilizando equipamento audiovisual de projeção digital, obras brasileiras do catálogo da Programadora Brasil e oficina de capacitação cineclubista. O edital terá um investimento na ordem de R$ 525 mil (66% de recursos federais e 33% de recursos estaduais). A ação visa promover o acesso da população a obras audiovisuais e apoiar a difusão da produção audiovisual por meio da exibição gratuita de filmes. A prioridade é atender localidades do meio rural, urbano e periferias dos grandes centro urbanos que não possuem salas de cinema (como é o caso de Bragança).
Premiação: As iniciativas premiadas receberão um kit com telão (4mx3m), aparelho de DVD player, projetor digital, mesa de som de quatro canais, quatro caixas de som, dois microfones sem fio, dentre outros equipamentos. Também poderão escolher até 104 DVD's de obras brasileiras do catálogo da Programadora Brasil (filmes de ficção, documentários e animação em curta, média e longa metragens de todas as épocas e para todos os públicos). O acervo da Programadora Brasil reúne atualmente cerca de 500 obras em 154 programas (DVD's).
Capacitação: Ao serem premiadas, as iniciativas selecionadas receberão capacitação cineclubista qualificando os participantes para a realização de programação, divulgação e debates das sessões, apoiar a formação destes com introdução à história do Cinema e linguagem cinematográfica, além de prestando informações sobre a atividade, direitos autorais e sustentabilidade, desenvolvido a partir do Manual do Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros (CNC).
Parceira: O projeto é resultado da parceira entre o Ministério da Cultura e o Governo do Estado do Pará (assim como em outros estados), marcando o reconhecimento da Cultura como necessidade básica e importante vetor para o desenvolvimento social, econômico e sustentável do país, com o acesso da população a bens e serviços culturais.
No Pará, foram inscritas 71 propostas. Sendo que apenas 15 delas foram selecionadas por estarem devidamente corretas com os itens do Edital. Concorreram ainda a Associação Cultural Um Milhão de Amigos e a Cáritas Diocesana de Bragança. Ambas tiveram seus pedidos indeferidos. O resultado na íntegra, assim como o detalhamento da habilitação e classificação, você confere no link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário