sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Oficina para confecção de paneiro de farinha em Bragança

No embalo da exibição do filme "Seu Bené vai à Itália", a chef e produtora Teresa Corção (leia-se Instituto Maniva) preparou uma Oficina para a Confecção do tradicional paneiro de farinha, a ser realizada em Bragança/PA, neste sábado, dia 27 de fevereiro, no Barracão da Marujada, a partir das 09h.
A oficina será um projeto-piloto, onde serão avaliados as técnicas, a didática, os recursos metodológicos e as etapas de confecção do paneiro que abriga o produto mais conhecido dentre tantos oriundos da roça bragantina: a farinha. O tradicional paneiro fez sucesso quando da participação do Seu Bené no Terra Madre 2006, em Turim, na Itália.
O objetivo da oficina é capacitar pequenos produtores locais, artesãos e mestres da farinha a fim de que possam conservar os costumes em comum que mantem a tradição, o sabor, a fama e o gosto da farinha de Bragança. A oficina também será avaliada por professores no objetivo de analisar e sugerir a didática a fim de aprimorar a metodologia da oficina de preparo do objeto (paneiro). Destaque para a ilustre presença do Sr. Benedito Batista da Silva (o Seu Bené, de 62 anos) em pessoa, durante a realização da oficina.
A continuidade do projeto em Bragança será acompanhada por uma coordenação local, com a participação e trabalhos da turismóloga Letícia Lima de Freitas, a fim de potencializar a farinha enquanto economia local e seus modos de fazer como saberes tradicionais. Todos/as são convidados/as a participar. É mais um evento que marca a presença da sociedade civil organizada na Cultura de Bragança, mostrando que precisamos, nós de Bragança, sim, conhecer e valorizar o que temos de melhor. Parabéns Teresa Corção e Instituto Maniva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário