sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

"Seu Bené vai à Itália" será exibido hoje em Bragança

O documentário "Seu Bené vai á Itália", uma produção do Instituto Maniva, (produzido por Teresa Corção e dirigido por Manuel Carvalho) e a Slow Food Foundation será exibido hoje, às 19 horas, no Largo de São Benedito ao lado da Igreja.

Esse é o segundo documentário produzido com ênfase na produção de farinha, um dos principais produtos da culinária bragantina, a partir da experiência do Sr. Benedito Batista da Silva (62 anos), pequeno produtor de farinha d'água que virou estrela internacional no Terra Madre (Turim, Itália), em 2006 e 2007, levado pela Sra. Teresa Corção, grande amiga minha e produtora do documentário.

No Terra Madre, Seu Bené, com o seu inseparável chapéu na cabeça e seu companheiro de viagem Sr. Claiton Freitas (veterinário), encantou a todos quando produziu o paneiro de armazenar a farinha, dando uma lição de que os costumes da cultura local ainda são conservados na cidade de Bragança/PA.

Esse segundo documentário, assim como o primeiro "O Professor da Farinha", também com o Seu Bené, já foi apresentado em diversos eventos nacionais e internacionais, como o Festival Internacional de Cinema de Berlim. O documentário mostra com muita emoção, graça e delicadeza a viagem, as descobertas e alegrias desse intrépido homem (Seu Bené), que personificou todos os pequenos produtores do mundo e da farinha de Bragança, em especial.

A Slow Food Foundation foi fundada em 1989 e visa promover o prazer da alimentação e as culturas gastronômicas regionais como alternativa frente à produção alimentar industrial. Considerando que a gastronomia está intimamente ligada à agricultura, ao ambiente e à saúde das comunidade, a Slow Food inclui nos seus objetivos o apoio aos pequenos produtores rurais, sefundo um modelo de desenvolvimento sustentável e local.

A Terra Madre é uma rede global lançada em 2004 pelo Slow Food para dar voz e visibilidade a agricultores, criadores, pescadores e produtores artesanais e para colocá-los em contato com chefs, acadêmicos, jovens e consumidores, discutir formas para melhorar o sistema produtivo alimentar e reforçar as economias locais

Teresa Corção é chef de cozinha e proprietária do Restaurante O Navegador. Carioca, estudou na The Culinary Institute of America e no The French Culinary Institute, nos Estados Unidos, além da L'École des Thés, em Paris. Em 2002 lançou o Projeto Mandioca para ensinar História e Folclore para crianças de Escolas Públicas. Em 2007, fundou a ONG Instituto Maniva e, em parceria com o marido, o documentarista e produtor Manuel Carvalho, fez dois documentários, "O Professor da Farinha", sobre os modos de fazer tradicionais da farinha de mandioca e "Seu Bené vai à Itália", sobre a viagem de um produtor de farinha de mandioca de Bragança/PA ao Terra Madre, evento organizado pelo Slow Food Foundation. Este último documentário foi selecionado para o Festival de Berlim em 2008 e para o Slow Food on Film, em Bolonha, na Itália.

O compacto do filme você vê acessando o Youtube no link abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=lm3VFzkAozo&feature=related

Nenhum comentário:

Postar um comentário