terça-feira, 20 de julho de 2010

Escola Monsenhor Mâncio Ribeiro (Bragança/PA) é notícia na Revista de História da Biblioteca Nacional

Patrimônio em perigo
Escola Estadual Monsenhor Mâncio Ribeiro - Bragança (PA)
Em plena Segunda Guerra Mundial, um palacete em Bragança, no Pará, serviu de abrigo para o 35º Bataçhão de Caçadores, que ocupou a cidade. Anos depois, o porão da casa foi usado como prisão durante a ditadura militar. Mas o projeto inicial nada tinha a ver com guerras ou regimes repressivos. A casa foi construída para receber os alunos da primeira escola primária da cidade, a Escola Estadual Monsenhor Mâncio Ribeiro.
Do palacete imponente de arquitetura eclética, construído em 1920, pouco sobrou. "Está tudo depredado. Como não tem vigilante, as pessoas entraram e roubaram a madeira de todo o piso, das portas, das janelas. Agora só tem as paredes. Além disso, um crucifixo em mármore doado à escola em 1936, também foi roubado", conta Dário Benedito Rodrigues, historiador e professor da Universidade Federal do Pará.
Segundo Rodrigues, a situação do imóvel já era precária em 2007. Os alunos foram transferidos para que a Secretaria de Estado de Educação do Pará iniciasse uma restauração. "Desde então, funcionários vêm fazer a visita técnica, mas o projeto não começa. E nós não sabemos o motivo da demora", lamenta o historiador, que nasceu na cidade. (Cristina Romanelli)

Nenhum comentário:

Postar um comentário