terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Cerimônia de Exéquias de Dom Miguel Maria Giambelli – Bispo Emérito de Bragança do Pará

“Elogiemos os homens ilustres, nossos antepassados. Foram honrados por seus contemporâneos e glorificados já em seus dias. Os povos proclamarão sua sabedoria, e a assembleia anunciará os seus louvores!” (Eclesiástico 44,1.7.15)

Na manhã de 27 de dezembro de 2010, no Ginásio Poliesportivo Dom Eliseu Maria Coroli, em Bragança, foi celebrada a Missa das Exéquias do Bispo Emérito de Bragança, Dom Miguel Maria Giambelli.

A missa foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Luís Ferrando, e concelebrada por Dom Jesus Berconces (Bispo de Cametá), Dom Carlos Verzelleti (Bispo de Castanhal), Dom Pedro José Conti (Bispo de Macapá), estes – respectivamente - Presidente, Vice-Presidente e Secretário da CNBB – Regional Norte II. Concelebraram também Dom Vicente Joaquim Zico, Arcebispo Emérito de Belém do Pará, e Dom Flávio Giovenale, Bispo de Abaetetuba. Concelebraram ainda o Pe. Giovanni Maria Incampo, Superior Provincial dos Padres Barnabitas da Província Norte do Brasil, e vários confrades barnabitas (Congregação à qual pertencia Dom Miguel), além de muitos padres diocesanos do Presbitério de Bragança e Sacerdotes dos cleros de outras dioceses do Pará. Numerosas eram as Religiosas das Congregações: Irmãs Missionárias de Santa Teresinha, Angélicas de São Paulo, Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus. Inúmeros Leigos e Leigas, de Bragança e de várias cidades do Pará lotavam o Ginásio.

Em sua homilia, Dom Luís traçou o perfil histórico-biográfico do Bispo falecido, e comentou aspectos de grande relevo de sua figura de religioso, sacerdote e pastor diocesano: amor total a Cristo, à Igreja e aos homens que lhe foram confiados por Deus. Destacou suas obras pastorais e evangelizadoras, seu caráter firme e suas virtudes humanas e teologais. Por duas vezes em sua homilia, o Bispo Diocesano proclamou que, ao se preparar para a celebração dos 400 Anos, Bragança deverá colocar em justa evidência o heroísmo de Dom Miguel, pelo bem que fez à região nos mais de 60 anos em que viveu nas terras bragantinas.

Ao final da missa, Pe. Gerenaldo, Vigário Geral da Diocese, leu as mensagens enviadas pelas Autoridades locais e pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta. Também o Secretário Geral da CNBB, de Brasília, Dom Dimas Lara Barbosa, enviou mensagem de condolências ao Bispo Diocesano, aos Padres Barnabitas e aos Diocesanos de Bragança por ocasião da morte de seu Bispo Emérito.

A seguir, Dom Luís e os Bispos presentes fizeram as orações exequiais, incensação e aspersão com água benta do corpo de Dom Miguel. Os Sacerdotes tomaram o féretro e o levaram em procissão até à viatura do Corpo de Bombeiros. Daí em diante, em procissão solene, com orações e cantos, todos se dirigiram pelas ruas até à Catedral de Bragança.

Era meio-dia a hora em que foi sepultado o corpo de Dom Miguel na Capela Mortuária dos Bispos, sob grande comoção e aplausos de todos.

Bragança, 28 de dezembro de 2010.

Pe. Aldo Fernandes

Secretário Diocesano, CNBB – Regional Norte II

P.S.: Texto publicado com autorização expressa de Dom Luís Ferrando, Bispo Diocesano de Bragança/PA ao blog do Prof. Dário Benedito Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário