domingo, 19 de dezembro de 2010

Coreto Pavilhão Senador Antônio Lemos: 100 anos

CORETO PAVILHÃO SENADOR ANTÔNIO LEMOS, na atual Praça Antônio Pereira, erguido no início do século XX, comprado pelo Intendente Major Simpliciano Fernandes de Medeiros e inaugurado em 17 de dezembro de 1910, pelo Major Antônio da Costa Rodrigues, Intendente de Bragança de 1909 a 1912. Encontra-se numerado e reconhecido sob o lote n.º 0064 do Cadastro Imobiliário Municipal, com as seguintes medições:

- Área total do lote: 7.080 m².

- Área construída no lote: 38,4 m².

Tem uma relação direta com o patrimônio histórico e arquitetônico da cidade, por ser um monumento construído em 1910 influenciado pelas diretrizes de urbanização aos mesmos moldes de Belém na administração de Antônio Lemos.

Nesse período de auge da economia da borracha (hevea braziliensis) na Amazônia, o coreto foi adquirido da Alemanha e sua estrutura foi transportada até Bragança pelo trem da extinta Estrada de Ferro de Bragança.

Esse patrimônio, englobando a Praça Antônio Pereira (antiga Praça Marechal Deodoro e antigo Paço Municipal) e o prédio do Palacete Augusto Corrêa, forma um conjunto patrimonial da memória republicana da cidade, além de ser local de apresentações teatrais e culturais que ocorrem no seu entorno, como eventos natalinos e em comemoração à Festividade de São Benedito. Apresenta estado razoável de preservação, necessitando de urgente reparo na estrutura em madeira que faz parte do forro da parte metálica do coreto e da restauração de alguns adornos da cúpula. Foi tombado ao Patrimônio Histórico Municipal pelo Decreto 010/08 de 15 de janeiro de 2008 (Art. 1º, Item IV).

Nenhum comentário:

Postar um comentário