domingo, 26 de dezembro de 2010

Dom Miguel Maria Giambelli (*1920, +2010)

Em uma data que ficará marcada para a posteridade, por ser o dia dedicado a São Benedito e feriado municipal desde 1960, Bragança reverencia a memória de seu primeiro bispo diocesano e bispo emérito de Bragança, Dom Miguel Maria Giambelli (CRSP), falecido hoje (26.12.2010), pela manhã, num apartamento especialmente preparado com leito de UTI no Hospital Santo Antônio Maria Zaccaria.
Dom Miguel presidiu a Diocese de Bragança de 1980 a 1996, ano da posse de Dom Luís, seu sucessor, quando renunciou por idade, dirigindo-se ao Hospital Santo Antônio, que o acolheu como Capelão, onde desenvolveu um trabalho de evangelização junto a doentes. O bispo italiano foi vítima de um acidente vascular cerebral que o debilitou ao estado de coma na primeira quinzena do mês de novembro.
A notícia de seu falecimento foi dada por Dom Luís Ferrando, bispo diocesano atual, ao final da missa da Festividade do Glorioso São Benedito de Bragança. Autoridades, correligionários, clérigos, religiosas, instituições, escolas e poderes públicos constituídos deverão dedicar luto oficial por sua morte.
Tive o privilégio concedido pela Igreja de visitar Dom Miguel em seu leito, onde agradeci (mesmo estando ele inconsciente) pelas longas conversas e preciosas entrevistas ao longo das pesquisas que desenvolvi em torno do culto a São Benedito em Bragança no século XX.

2 comentários:

  1. me confessei com ele, ele me briigou pq eu tinha namorado, e disse que quando eu fizesse 18 anos era pra eu arrumar logo um marido casar e ter filhoos. rs'

    ResponderExcluir