quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Teresa de Lisieux: a santa da contemporaneidade

Teresa de Lisieux: a santa da contemporaneidade

Teresa de Lisieux (Alençon, na Baixa Normandia, 2 de janeiro de 1873 — Lisieux, na Baixa Normandia, 30 de setembro de 1897) foi uma religiosa carmelita francesa da Ordem das Carmelitas Descalças. Venerada pela Igreja Católica, é também Doutora da Igreja. É conhecida como Santa Teresa do Menino Jesus e da Santa Face ou, popularmente, Santa Teresinha.

Nascida Marie Françoise Thérèse Martin (Maria Francisca Teresa Martin), era filha de Louis Martin e Zélie Guérin. Quando nasceu, era muito franzina e doente e, desde o nascimento, exigia muitos cuidados.

Infância e adolescência

Aos dois anos de idade, Teresa já tem na sua ideia seguir a vida religiosa para grande alegria da sua mãe, mas para desgosto do seu tio Isidore Guérin (seu futuro tutor sub-rogado). Em agosto de 1876, sua mãe toma conhecimento de que padece de câncer. Quando esta falece, seu pai muda-se com as quatro filhas para Lisieux em 1877.

A prematura morte da sua mãe, quando tinha apenas quatro anos fez com que ela se apegasse a sua irmã Pauline, que elegeu para sua “segunda mãe”. A repentina entrada dessa irmã no Carmelo, fez a jovem Thérèse, adoecer. Curada pela “Virgem do Sorriso”, imagem da Imaculada Conceição por quem seus pais tinham afeição, tomou uma forte resolução de entrar para o Carmelo. Entrou para ser aluna na Abadia das Beneditinas de Lisieux, e lá permaneceu por cinco anos, porém após sofrer muitas humilhações, de lá saiu e passou a receber aulas particulares.

Quase ao completar quatorze anos, no Natal de 1886, Teresa passa por uma experiência que chamou de "Noite da minha conversão". Ao voltar da missa e procurar seus presentes, percebe que seu pai se aborrece por ela apresentar comportamento infantil. A menina decide então a renunciar a infância e toma o acontecido como um sinal inspirador de força e coragem para o porvir.

Vida no Carmelo

Seis meses depois, Teresa decide que quer entrar para o Carmelo (Ordem das Carmelitas Descalças). Como a pouca idade a impede, é levada por familiares, em novembro de 1887, para uma audiência com o Papa, em Roma, para pedir a exceção, a chorar, ao Papa Leão XIII, contra a vontade do então Bispo de Lisieux. Em abril do ano seguinte é finalmente aceita. Concedida a autorização ingressou em 9 de abril de 1888 e tomou o nome de Thérèse de l’Enfant Jesus.

Fez sua profissão religiosa, em 8 de setembro de 1890, e tomou o nome de Thérèse de l’Enfant Jesus et de Sainte Face, mas ficou conhecida após sua morte como Thérèse de Lisieux.

Inclinada por temperamento à calma e a tristeza, Thérèse com lindos cabelos castanhos, olhos claros e traços delicados, quando escrevia no seu diário “Oh! Sim, tudo me sorrirá aqui na terra”, atravessava uma época em que experimentava injustiças e incompreensões. Já atingida pela tuberculose, debilitada nas forças, não rejeitava trabalho algum e continuava a “jogar para Jesus flores de pequenos sacrifícios”.

Após seis anos na ordem, em 1894, almejando o caminho da santidade, Teresa percebe que não conseguiria pelas tradicionais mortificações, disciplina e sacrifício observadas pelos santos a quem se dedica a estudar.

Inspirada nas palavras de um padre, Teresa adota a “Pequena Via”, um caminho pequeno e reto para a santidade, que consiste simplesmente em se entregar ao amor de Jesus Cristo, para que Ele conduza pelo caminho.

Morreu em 30 de setembro de 1897, com apenas 24 anos. Disse, na manhã de sua morte: “eu não me arrependo de me ter abandonado ao amor”, e na iminência de sua morte disse às religiosas que estavam à sua volta: "Farei cair uma chuva de rosas sobre o mundo!". No dia 4 de outubro de 1897, foi sepultada no cemitério de Lisieux.

Canonização

A sua irmã, Paulina, também carmelita, publicou em 1898 os escritos de Santa Teresinha, intitulados “História de uma alma”. No dia 17 de maio de 1925, Teresinha foi canonizada pelo Papa Pio XI. Em 1944 foi declarada padroeira secundária da França. O mesmo Papa a declara Patrona Universal das Missões Católicas em 1927. O Papa João Paulo II a declara Doutora da Igreja no dia 19 de outubro de 1997.

Em carta tornada pública em 1 de outubro de 2007, o Papa Bento XVI recordou que “Teresa de Lisieux, sem haver saído de seu Carmelo, (...) viveu à sua maneira, um autêntico espírito missionário (...) oferecendo ao mundo uma nova via espiritual lhe obteve o título de Doutora da Igreja. Desde Pio XI até os nossos dias, os Papas não têm deixado de recordar os laços entre oração, caridade e ação na missão da Igreja”. Sua festa litúrgica é comemorada no dia 1º de outubro, na abertura do mês das Missões.

Beatificação dos Pais

No dia 19 de outubro de 2008, Dia Mundial das Missões, em Lisieux, na basílica dedicada precisamente à sua filha, os pais de Santa Teresinha, Luís Martin e Zélia Guérin foram beatificados pela Igreja, em cerimônia presidida pelo cardeal José Saraiva Martins. Na ocasião Saraiva Martins conclamou as famílias presentes "para que imitem os dois esposos e se tornem eles próprios lares santos e missionários." Foi o segundo casal a ser beatificado pela Igreja Católica.

Fonte: www.wikipedia.com

Santa Teresinha no cinema

Uma exuberante produção realizada nos Estados Unidos, dirigida pelo diretor Leonardo Defilippis, conta a apaixonante história de Santa Teresinha do Menino Jesus, a santa mais popular dos tempos modernos. É uma história de luta e tragédia, e o romance maior de todos. A história de uma garota simples com uma alma extraordinária. O filme já teve sua pré-apresentação entre os meses de setembro (2002) e fevereiro (2003), e uma apresentação exclusiva ao santo Padre. É a Igreja investindo com qualidade na evangelização através do cinema.

O filme

O diretor Leonardo Defilippis e sua esposa Patti (Guión) se conheceram no início da década de 80 quando atuavam no Festival Shakesperiano do estado de Oregon (Estados Unidos). Compartilhavam do desejo de explorar as possibilidades de um teatro católico, o que os levou a produzir sete obras sobre os Evangelhos e a vida dos Santos. “Originariamente, nos motivava o desejo de trazer novamente o teatro a Igreja” - diz Leonardo. “Descobrimos gradativamente que as histórias se traduziam belamente em filmes. Desta maneira nasceu nossa companhia-produtora, Luke Films.”

Leonardo e Patti compartilharam sua visão com DP Lourdes Ambrose e com o produtor Brian Shields. Sonhavam produzir o primeiro longa-metragem em inglês sobre Santa Teresa de Lisieux; um filme que fosse fiel à vida simples de Teresa e sua profunda mensagem. Seu objetivo de criar um belo filme de época, que fosse autêntico a todos os detalhes, foi o maior investimento de sua carreira. Foram necessários muitos milagres para que este sonho se convertesse em realidade.

O primeiro milagre foi encontrar uma jovem e talentosa atriz que pudesse fazer o tão difícil papel de Teresa. Somente três semanas anteriores ao início das filmagens, Leonardo viu o vídeo de Lyndsay Younce, uma jovem estudante que havia feito um teste para um papel secundário. Intrigado com sua personalidade doce e honesta, se deu conta de que ela possuia a humildade e profundidade para este papel tão desafiante. Com Lindsay em seu papel puderam começar então as filmagens.

“Nossa primeira cena a ser filmada foi um museu victoriano com casas pequenas e pinturas nas paredes autênticas que ninguém da equipe podia tocar” - disse Defilippis. “Esta casa dá ao filme uma atmosfera muito realista. Devido às cenas e figurinos preciosos e autênticos, Teresa parece uma pintura impressionista”. O filme Therese reuniu muitos profissionais da indústria cinematográfica. Gregory Gerlicn (Velocidade Máxima, Alien), Robert MacNabb (American Pie, Mall Rats, Jaws) e Del Spiva (Homem Aranha, Pearl Harbor, Black Hawk Down) compartilharam seus conhecimentos para criar uma trilha sonora impressionante. A exuberante beleza das imagens, o impacto emocional da trilha sonora, e a forte história se combinam para criar um drama inspirador de grande profundidade.

“Muitas pessoas se surpreenderam com a beleza do resultado final” - disse Defilippis. “A filmagem realmente aconteceu em um tempo vertiginoso. Quando vejo a fotografia tão bela, e a comovente história, me dou conta que todos formamos parte da realização de um milagre”.

Fonte: www.cancaonova.com

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Ana Júlia anuncia que seu segundo voto para o Senado será "151", de Jader

Do site Ana Júlia, 29/09/2010 15h41

A candidata à reeleição ao governo do Estado, Ana Júlia (PT), da Frente Popular Acelera Pará, afirmou, nesta quarta-feira, 29, que o seu segundo voto para o Senado, depois de Paulo Rocha (131), será “no 151”, de Jader Barbalho (PMDB), aliado nacional do PT. Ela fez a declaração durante visita à fábrica da Sococo, no Distrito Industrial de Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, em discurso para 1.600 trabalhadores. O apoio a Jader foi deliberado em reunião com a direção do PT, informou Ana Júlia, após discursar na fábrica.

“A gente está pedindo o primeiro voto no 131 (Paulo Rocha) e o segundo voto no 151 (Jader Barbalho)”, disse Ana Júlia, afirmando ainda que também votará em Jader. Ana Júlia justificou a necessidade de eleger senadores alinhados com a futura presidente do Brasil, Dilma Rousseff (PT).

Ana Júlia lembrou que o país perdeu R$ 40 bilhões de recursos da saúde, sendo que o Pará perdeu cerca de R$ 2 bilhões, porque os atuais senadores rejeitaram a renovação da CPMF, incluindo os senadores paraenses.

A candidata chegou cedo, às 7h30, na fábrica da Sococo, onde conversou e tomou café com os funcionários e diretores, além do presidente da Associação das Empresas do Distrito Industrial de Ananindeua, Antônio Macedo. O presidente da Sococo, Emerson Tenório, disse que estava honrado e feliz em receber Ana Júlia na fábrica, pois ela é uma grande parceira das indústrias paraenses que manteve os incentivos fiscais, garantindo a expansão do negócio e o aumento de empregos.

“Fico feliz por ver o Estado na rota definitiva do desenvolvimento. Eu testemunhei o seu apoio às indústrias”, disse Tenório à candidata, que também ressaltou a amizade com o candidato a vice-governador da coligação, Anivaldo Vale (PR).

Ana Júlia garantiu que concluirá as obras do Distrito Industrial de Ananindeua, construindo o Centro de Convivência de Negócios e a ciclovia, como fez em Icoaraci. Ela explicou que a obra foi paralisada porque o Estado perdeu recursos com a crise econômica mundial.

A demora na retomada das obras foi provocada pelos deputados estaduais da oposição, que tumultuaram a aprovação do empréstimo de R$ 366 milhões, concedido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para socorrer o Pará.

Ana também anunciou que, no próximo mandato, construirá uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Ananindeua, como fez em Altamira, e mais 41 UPAs no Estado, além de uma creche no Distrito Industrial, atendendo ao pedido das funcionárias da fábrica.

Ana também vai continuar investindo na melhoria da segurança pública, aumentando o efetivo policial e repassando mais viaturas, armas e equipamentos, bem como na prevenção, através de programas de inclusão social, como alternativa para melhorar a vida das pessoas. Ela vai ampliar o Bolsa Trabalho, que já capacitou profissionalmente mais de 70 mil jovens, sendo 3.500 deles em Ananindeua.

Também será ampliado o Navegapará, programa que já leva internet pública e gratuita a 2,5 milhões de habitantes no Estado. Também serão construídos o campus da Universidade do Estado do Pará (UEPA) na Granja do Icuí, que serviu de residência oficial ao governante do Estado, e uma praça da juventude no município.

O funcionário Bruno Lee Garcia, de 30 anos, pedreiro, agradeceu Ana Júlia porque o filho de nove anos recebeu uniforme e material escolar na gestão da petista e, atualmente, ele tem aulas de futebol de salão à tarde no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). Além disso, a esposa está iniciando o curso de corte e costura pelo Bolsa Trabalho, que recebe a bolsa e o auxílio transporte para estudar. “Ela (esposa) está realizando o sonho da vida dela”, agradeceu.

Ana Júlia garantiu que as etapas do Ação Metrópole serão concluídas para garantir a melhoria do sistema de trânsito na área Metropolitana, como o prolongamento da Avenida João Paulo II até a Perimetral e o prolongamento da Avenida Independência, já iniciado, além da construção dos terminais de integração de ônibus, que possibilitarão aos passageiros pagar apenas uma passagem para transitar entre Belém, Icoaraci e a BR-316.

Ela reafirmou o compromisso de continuar fortalecendo a Companhia de Saneamento do Estado (Cosanpa), mantendo-a estatizada e ampliando o abastecimento de água em Ananindeua. A candidata lançou as bases para atrair mais indústrias ao Estado, principalmente para agregar valor às riquezas do Pará, em especial a recuperação do projeto da grande siderúrgica da Vale, perdida para o Maranhão na gestão do PSDB, mas que foi recuperada por Ana Júlia e gerará 20 mil empregos diretos, além de atrair mais indústrias ao Estado.

Ao final da visita, Ana Júlia foi homenageada com um buquê de rosas pelo presidente da empresa. Ela dividiu as flores com algumas funcionárias, como a auxiliar de produção Raquel Costa, de 30 anos: “Eu estava com outro candidato, mas o que ela (Ana Júlia) falou me convenceu. Ela tem que continuar. O que não deu para ela fazer no primeiro mandato, vai fazer no segundo”, disse Raquel.

“A conversa com a Ana Júlia foi muito boa, acredito que ela vencerá as eleições mais uma vez para concluiu as obras que estão em andamento”, disse o funcionário Raimundo dos Santos Júnior, de 23 anos, descascador.

Fonte: http://www.anajulia13.com.br/ana-julia-anuncia-que-seu-segundo-voto-para-o-senado-sera-%e2%80%9d-151%e2%80%9d-de-jader/

terça-feira, 28 de setembro de 2010

SEDUC PA divulga listão de selecionados do PARFOR 2010/2

A Secretaria de Estado de Educação divulgou ontem (27.09.10) ao meio-dia, em seu site e no site da Universidade Federal do Pará, os nomes dos professores selecionados para o PARFOR 2010/2.

Em Bragança, foram ofertadas 40 (quarenta) vagas nos Cursos de Licenciatura Plena em História e Licenciatura Plena em Pedagogia, sendo preenchidas todas as vagas.

A habilitação desses novos acadêmicos deverá ser feita no período de 13 a 15 de outubro próximo. Até quarta-feira (29.09.10), o Centro de Indicadores Acadêmicos da UFPA (CIAC), divulgará em edital os locais e horários para a entrega da documentação e habilitação dos alunos selecionados.

Confira a lista dos selecionados em Bragança nos cursos de História e Pedagogia, através dos links abaixo citados:

http://www.ufpa.br/parfor/listao2010.2/Braganca_UFPA_Historia.pdf

http://www.ufpa.br/parfor/listao2010.2/Braganca_UFPA_Pedagogia.pdf

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Homenagem à memória de Gérson Guimarães na imprensa bragantina

“Quisera andar pelo mundo disseminando o amor”.

Eu conheci e atuei socialmente ao lado de Gérson Guimarães, um amigo de minha família, de meu saudoso pai e um nobre companheiro Leão que deixou uma enorme saudade em todos os que conviviam com a sua pessoa. A família, esposa e filhos, parentes, amigos, literatos, acadêmicos e companheiros leões.

Gostaria de prestar uma homenagem a ele, no dia em que lembramos os onze anos de sua partida, em 27 de setembro de 1999, com nossa imensa saudade e admiração por sua magnífica memória e escrita, o que ficará para sempre naquilo que Gérson deixou-nos de herança algo que era também tão seu: o significado da alma bragantina.

Veja como ele escreve. O enredo, a ação e a emoção de Gérson Guimarães nos lembra da importância da valorização das coisas de Bragança, como seus defensores. O autor, com forte personalidade opina e até mobiliza a atitudes dos leitores. Ao mesmo tempo, faz análises sociais e chama a atenção para os fatos que ele, narrador prefere contar, mas deixa sugerido que caiba ao leitor o trabalho de defender a história e a cultura de Bragança para as gerações futuras. Para nosso conhecimento, cópia da página de “Festividades, fatos e Bragantinidade”.

Uma passagem interessante:

“Vamos ingressar num dezembro cheio de paz, de harmonia, de entendimento. Por que pensar na desunião se a vida é tão passageira? Quantos já passaram por esta terra e hoje se encontram no oriente eterno sendo julgados pela grande(za) ou pela pequenês das suas obras?

Veja outra:

“Vamos dar testemunho de que com a nossa bragantinidade queremos valorizar a nossa cultura, as nossas tradições, porque tudo isso atesta a evidência de que, como dizia o meu falecido amigo Heráclito Silv(i)a, “Bragança foi a terra que Deus criou para uma futura grandeza”. Mas para que isso ocorra tem que contar com o trabalho, com a determinação, com o decisivo apoio de seus filhos, natos e adotivos.”

Gérson Guimarães fala do Feriado de 8 de julho, da sua relevância e significado. Nesse artigo “O bragantino e o 8 de julho”, Gérson depõe sobre a data, sua história e indica caminhos da perpetuação da história de Bragança para o futuro, como um visionário e agradece a menção honrosa a seu nome, como sendo “A Relíquia Cultural de Bragança”. Abaixo página do artigo “O bragantino e o 8 de julho”.

Ele não tratou apenas dessa data, mas também do Feriado de 1º de outubro e do Obelisco Centenário de Adesão de Bragança à Independência. A forma linear na crônica escrita por Gérson Guimarães nos deixa um cenário da passagem do escritor por Bragança, como quem ouve o relato de uma viagem, com riqueza de detalhes e precioso vocabulário.

O autor não deixa de escrever até mesmo para falar sobre os vultos históricos e culturais de Bragança, como em várias oportunidades, em que citou o lendário Japaca, com o artigo “Memórias de um Filósofo Popular”, em que perpetuou na escrita, esse que foi um dos mais famosos andarilhos de Bragança, o folclórico Japaca, com a sua mais citada “pérola” da Filosofia, com a história de “E o nó? (Japaca)”. Abaixo artigo sobre o folclórico e caricato Japaca.

Em “São Benedito da Pequena Ermida”, ele diz:

“As lágrimas descem, porque o coração tem razões que a própria razão desconhece, ou porque Deus pôs o prazer tão perto da dor que muitas vezes nós choramos de alegria”.

“Vou parar de escrever. Tinha milhares de palavras para externar o que sinto nesta hora. À minha frente tenho o quadro com a imagem de São Benedito. Olho para ele e parece que o vejo confirmar a nossa amizade”.

Gérson Guimarães atuou no Lions Clube de Bragança, onde foi secretário por muitos anos e Presidente na década de 80. Escreveu também com humor, na edição e distribuição do folheto impresso “Leão do Caeté”, quando fazia parte desse clube de serviço. No folheto, ele exaltava, com muita alegria, as características marcantes de seus companheiros de serviço, os chamados associados Leões, num trabalho que deixou saudades naquela instituição pelo seu senso de fraternidade e de grande afeto por seus colegas.

Por várias oportunidades deixava recadinhos e pequenos acrósticos em lenços de papel, frutos de sua espontaneidade, escritos à mão em eventos do Lions e do LEO Clube de Bragança e dados aos companheiros, que os guardam com carinho como relíquias de sua arte e poética. Eu fiquei com alguns desses recados carinhosos.

Deixou, por certo, um lugar vago no seio do Lions Clube de Bragança e uma grande saudade. Nós só podemos agradecer a Gérson Guimarães por sua passagem nesta vida e por lembrar a todos de que Bragança, suas tradições e suas histórias devem servir como escudo defensor do valioso patrimônio por nós herdado. Obrigado meu nobre companheiro Gérson Guimarães! Abaixo, notícia de seu falecimento em jornal da época.

Fonte: O Imparcial, O Semanário e Tribuna do Caeté. Acervo particular de Manoel Aviz de Castro.

Obrigado Maria, por vosso Perpétuo Socorro

Equipe Lambe Sal se consagra campeã da XVI Gincana Um Milhão de Amigos 2010

Com o tema "Valores Humanos presentes na Sociedade Bragantina", a Associação Cultural Um Milhão de Amigos promoveu com sucesso a 16ª edição da Gincana Maluca Um Milhão de Amigos, evento que já faz parte do calendário turístico de Bragança, no bairro do Perpétuo Socorro.
Seis equipes se inscreveram na disputa pelo tão aguardado título. Foram a Equipe Águia Vermelha (não concorreu, por desistência), a Equipe Crocodilo, a Equipe D.N.@., a Equipe Gladiadores do Álcool, a Equipe Os Incríveis e a Equipe Lambe Sal.
O evento começou na quinta-feira, com a realização da carreata pelas ruas de Bragança, seguida de Provão na Escola Municipal Jorge Ramos. Na sexta-feira, foi a vez das partidas de futebol de salão (cuja bola era um coco).
No sábado as provas e tarefas iniciaram no início da noite indo até as 12h. Já no domingo durante todo o dia, os participantes e suas equipes de apoio e de força cumpriram diversas tarefas malucas, dos mais variados tipos. Tudo num clima de confraternização, amizade, disputa sadia e diversão. Ao final, já quase às 21h, a Equipe de Coordenação e Apuração da Gincana divulgaram o resultado, que consagrou a Equipe Lambe Sal como a grande campeã.
Congratulações à Equipe Lambe Sal, sua Diretoria, Equipe de Apoio e Equipe de Força. Congratulações a todos os demais participantes, equipes, equipes de apoio e de força. Mas este ano, "lamberam o sal" de verdade.

sábado, 25 de setembro de 2010

Colégio Dimensão visita Bragança

Uma equipe composta por professores/as e alunos/as do Colégio Dimensão, do Município de Capanema/PA esteve hoje (25.09) em visita à Bragança. Os/as alunos/as foram recepcionados pelo Prof. Nazareno Araújo Barbosa que me convidou para apresentar dois pontos históricos de Bragança, a Praça Antônio Pereira (antigo Paço Municipal e antiga Praça Marechal Deodoro) onde está localizado o Coreto Pavilhão Senador Antônio Lemos e a Igreja de São Benedito, ponto central das manifestações do ciclo de São Benedito e da Marujada de Bragança.
Falei sobre Patrimônio Histórico, política de preservação de bens culturais e de significado da memória e das boas tradições na vida da juventude. Acredito que fui entendido e bem interpretado. Ao final, foi uma tarde agradável na companhia de nossos vizinhos capanemenses.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

O que disse no 1º Encontro de Arte e Cultura em Extensão da UFPA

Ontem fiz a abertura do 1º Encontro de Arte e Cultura em Extensão da UFPA Campus de Bragança, uma excelente oportunidade através da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) de dar ênfase ao relacionamento da UFPA com a comunidade onde está inserida.

Estiveram presentes os acadêmicos de História, de Pedagogia e de Letras do Campus, Prof. Celso Henrique Gomes (rep. PROEX) a Prof.ª Leila Rotterdam (rep. SEMED), Jeane Silveira (rep. SECULD), Gesiel Melo (rep. Assoc. Artistas Plásticos), Antônio Soares (tit. SECULD), Neide Lobão (PROEX Bragança) e Vilma Figueiredo (PROEX Belém). Várias propostas foram debatidas e serão colocadas num documento a ser encaminhado pela UFPA a vários organismos públicos a fim de aproximarmos ainda mais as perspectivas de extensão dos trabalhos em arte e cultura da universidade.

Ao final, o show do Grupo de Rabecas da Associação Cultura Musical Bragantina e do Grupo de Choro da Escola de Música da UFPA, numa verdadeira purificação dos ouvidos.

Destaco alguns pontos de minha intervenção inicial no evento. Eis:

1. Sobre consumo e indústria cultural na atualidade:

A necessidade, cada vez mais crescente, da busca de felicidade tem feito com que as pessoas se deixem influenciar pelo consumo desmedido dos produtos ofertados pela Indústria Cultural, fazendo da arte, de modo especial, da música, um meio de tornar-se igual sem perceber que estão se colocando à margem de sua própria cultura. Neste sentido, é necessário repensar quais são as contribuições da educação no intuito de formar para a emancipação e para a resistência. Porém, com a massificação da cultura em amplo sentido.

2. Sobre arte, educação e cultura:

Aqueles que defendem a arte na escola meramente para libertar a emoção devem lembrar que podemos aprender muito pouco sobre nossas emoções se não formos capazes de refletir sobre elas. Na educação, o subjetivo, a vida interior e a vida emocional devem progredir, mas não ao acaso. Se a arte não é tratada como um conhecimento, mas somente como um "grito da alma", não estamos oferecendo nem educação cognitiva, nem educação emocional. Foi Wordsworth que, apesar de seu romantismo, disse: "A arte tem que ver com emoção, mas não tão profundamente para nos reduzirmos às lágrimas".

3. Sobre que cultura e produto consumimos:

Contudo, a educação formal no Terceiro Mundo Ocidental foi completamente dominada pelos códigos culturais europeus e, mais recentemente, pelo código cultural estadunidense branco. A cultura indígena só é tolerada na escola sob a forma de folclore, de curiosidade e esoterismo; sempre como uma cultura de segunda categoria. Em contraste, foi a própria Europa que, na construção do ideal modernista das artes, chamou a atenção para o alto valor das outras culturas do leste e do oeste, por meio da apreciação das gravuras japonesas e das esculturas africanas.

4. Sobre propostas já defendidas anteriormente em Bragança para a gestão pública:

1) Definir a cultura como o complexo de padrões de comportamento, de crenças, de experiências, de costumes em comum, de instituições e de outros valores espirituais e materiais transmitidos coletivamente e característicos da sociedade;

2) Considerar a cultura e as artes em geral como coletiva propriedade do povo;

3) Definir o papel do Poder Público como facilitador e indutor dos processos culturais, influindo e refletindo no processo global de desenvolvimento social;

4) Definir uma gestão democrática da cultura, como circunstância primordial para o exercício do poder pelas instâncias representativas do Poder Público, administradores e atores sociais;

5) Incorporar a participação dos cidadãos nas decisões de interesse público, pelo sistema de representação, pela participação no processo de formulação de programas, planos, projetos e atividades no âmbito da cultura e das artes, seja na implementação das políticas, seja nas negociações, aprovações e na fiscalização das atividades de execução de planos e projetos e de medidas administrativas, técnicas e operacionais;

6) Definir a função social da cultura de acordo com o que se extrai do controle social, integrada às Políticas Públicas;

7) Desenvolver atividades culturais e artísticas dispondo de infraestrutura física e de outros mecanismos adequados às necessidades de dinamização, consolidação e expansão do setor, o que para nós é um desafio enquanto Universidade;

8) Proteger e preservar os bens e valores da história, da cultura e das artes, para que não se perca o sentido de identidade, pertinência e de permanência dos valores materiais e imateriais.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Outonos e primaveras, de Pe Fábio de Melo

Outonos e primaveras...

A primavera só pode ser o que é porque o outono a embalou nos braços

Primavera é tempo de ressurreição. A vida cumpre o ofício de florescer ao seu tempo. O que hoje está revestido de cores precisou passar pelo silêncio das sombras. A vida não é por acaso. Ela é fruto do processo que a encaminha sem pressa e sem atropelos a um destino que não finda, porque é ciclo que a faz continuar em insondáveis movimentos de vida e morte. O florido sobre a terra não é acontecimento sem precedências. Antes da flor, a morte da semente, o suspiro dissonante de quem se desprende do que é para ser revestido de outras grandezas. O que hoje vejo e reconheço belo é apenas uma parte do processo. O que eu não pude ver é o que sustenta a beleza.

A arte de morrer em silêncio é atributo que pertence às sementes. A dureza do chão não permite que os nossos olhos alcancem o acontecimento. Antes de ser flor, a primavera é chão escuro de sombras, vida se entregando ao dialético movimento de uma morte anunciada, cumprida em partes.

A primavera só pode ser o que é porque o outono a embalou em seus braços. Outono é o tempo em que as sementes deitam sobre a terra seus destinos de fecundidade. É o tempo em que à morte se entregam, esperançosas de ressurreição. Outono é a maternidade das floradas, dos cantos das cigarras e dos assobios dos ventos. Outono é a preparação das aquarelas, dos trabalhos silenciosos que não causam alardes, mas que, mais tarde, serão fundamentais para o sustento da beleza que há de vir.

São as estações do tempo. São as estações da vida.

Há em nossos dias uma infinidade de cenas que podemos reconhecer a partir da mística dos outonos e das primaveras. Também nós cumprimos em nossa carne humana os mesmos destinos. Destino de morrer em pequenas partes, mediante sacrifícios que nos fazem abraçar o silêncio das sombras...

Destino de florescer costurados em cores, alçados por alegrias que nos caem do céu, quando menos esperadas, anunciando que depois de outonos, a vida sempre nos reserva primaveras...

Floresçamos.

Padre Fábio de Melo

Hoje 1º Encontro de Arte e Cultura em Extensão da UFPA em Bragança

A Universidade Federal do Pará (Campus Bragança) e a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) convidam a comunidade bragantina para participar do 1º Encontro de Arte e Cultura em Extensão da UFPA e Município de Bragança, com o objetivo de estabelecer a construção de uma plataforma que possibilite a gestão e a produção de processos artísticos e culturais nos/pelos Campi da UFPA e Município, de forma participativa, integrada e descentralizada.

O Encontro consta da seguinte programação a ser realizada no dia 23 (vinte e três) de setembro deste ano, em dois momentos:

1º momento (programação interna):

- Organização de uma “mesa redonda”, com a participação de representantes desta Pró-Reitoria de Extensão e de representantes de grupos relacionados à área de arte e cultura dos Campi e Município, onde poderão ser apresentadas e discutidas propostas para a implementação de uma política cultural extensionista pela UFPA, nos seus diversos campus e Município. Além da mesa-redonda, um momento de comunicações sobre as atividades artístico-culturais do campus e Município.

2º momento (programação externa):

- Apresentação de produtos artístico-culturais, incluindo, além de uma mostra da programação do Grupo de Choro/Belém, uma programação proposta pelos Campi e Município, dirigida ao grande público.

Programação artística sugerida pela Escola de Música da UFPA:

Grupo de Choro

Esta iniciativa poderá motivar futuras ações participativas e de integração na área de arte e cultura nos campi de nossa Universidade e Município. Contamos com a participação de todos.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Professores e Pesquisadores Universitários aprovam Carta de Apoio a Ana Júlia

Em reunião realizada no último dia 17 de setembro, na Computer Store, cerca de duzentos professores e pesquisadores das diversas instituições de ensino superior e pesquisa do Pará aprovaram carta de apoio a Ana Júlia intitulada Carta de Apoio dos Pesquisadores e Professores Universitários do Pará à Reeleição de Ana Júlia. Veja abaixo as fotos do evento e a Carta na íntegra:

http://propostademocratica13.blogspot.com/2010/09/professores-e-pesquisadores_21.html

Lula é candidato ao Nobel da Paz

Lula é candidato ao Prêmio Nobel da Paz

O presidente Luis Inácio Lula da Silva está entre os candidatos ao Prêmio Nobel da Paz. Diretor do Instituto Internacional para a Investigação da Paz, o norueguês Stein Tonnesson, teria confirmado a indicação de Lula, segundo agências de notícias internacionais. A divulgação dos premiados será em outubro. Em fevereiro, o jornal francês Le Monde já havia antecipado a indicação de Lula, mas o Instituto Nobel, por tradição não divulga a lista oficial dos candidatos. Na sexta-feira, o diretor do Instituto Nobel, Geir Lundestad, informou que há 165 personalidades e instituições propostas para o prêmio.

Stein Tonnesson afirmou ao Le Monde em fevereiro que a vitória de um político sul-americano que luta contra as desigualdades sociais é muito provável. Principalmente se esse político for o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Tonnesson disse que Berge Furre, membro do Comitê Nobel da Paz, é um grande admirador do presidente brasileiro.

Outra importante fonte de informação, o cineasta norte-americano Oliver Stone, conhecido por dirigir filmes como Nascido em 4 de Julho e JFK, é também um admirador do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e afirmou que o líder brasileiro pode ganhar o prêmio Nobel da Paz pelo acordo assinado no último dia 17 entre Brasil, Turquia e Irã, que estabelece o enriquecimento de urânio iraniano fora do território do país. Os iranianos são suspeitos de tentar fazer a bomba atômica, algo que negam.

– O Lula tem uma grande liderança. Caso ele consiga êxito no resultado do acordo, certamente será indicado ao Prêmio Nobel da Paz – previu o cineasta, em sua última viagem ao Brasil, no primeiro semestre deste ano.

O acordo não foi bem recebido pelos Estados Unidos, que liderou a quarta rodada de sanções do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) contra o governo do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad. As relações entre Brasil e EUA foram brevemente afetadas pelo episódio e a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, chegou a dizer que o acordo torna o mundo mais perigoso.

O cineasta disse que “o acordo está desafiando toda a dinâmica de poder (internacional)”. Ele afirmou ainda que o fato de o Brasil contrariar a política dos EUA é um exemplo das profundas transformações que os governos de esquerda trouxeram à região:

– Existem consequências para o mundo inteiro pelo fato do continente estar se tornando mais independente.

Fonte: Correio do Brasil e Blog da Prof.ª Edilza Fontes

http://edilzafontes.blogspot.com/2010/09/lula-e-candidato-ao-premio-nobel-da-paz.html

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Infocentros inaugurados em Bragança

Atendendo a uma política de inclusão digital por meio do Programa Navega Pará, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia e PRODEPA inauguraram na sexta (17.09.2010) e no sábado (18.09.2010) quatro novos infocentros além de dois pontos de sinal de internet em Bragança.
Estiveram presentes o Secretário Adjunto de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Prof. João Weyl (bragantino), o Secretário de Estado de Educação, Luís Cavalcante, representando a Prefeitura de Bragança a Secretária de Planejamento Nazaré Freitas, a Gestora do Infocentro do ICD Lucy Costa, a Gestora do ICD Ir. Rosana Cruz, a Diretora do IST, Ir. Vilma de Araújo Pinheiro, o Diretor de Recursos Humanos do HSAMZ, médico Mário Ribeiro Júnior, a representante da Superiora das Missionárias de Santa Teresinha, Ir. Zenúbia e muitas crianças, adolescentes e jovens do Instituto Crianças de Dom Eliseu, de Bragança/PA.
Compareci a convite da organização da inauguração do Infocentro do Instituto Crianças de Dom Eliseu e do ponto de acesso aberto da Orla de Bragança, na Praça Fernando Guilhon. Já haviam sido entregues os infocentros do Complexo Poliesportivo Dom Eliseu Maria Coroli e da Guarda Municipal. No instituto o infocentro prestou homenagem à Ir. Maria do Socorro Cunha, fundadora da entidade.
Fiquei muito satisfeito de perceber a alegria e o contentamento das crianças, adolescentes e jovens que ali puderam se desenvolver e pelas que ainda conseguirão bons resultados no decorrer do trabalho das Irmãs Missionárias de Santa Teresinha. Na orla, com o ponto de internet livre, muitos já levaram seus notebook's e puderam experimentar internet segura e rápida.

sábado, 18 de setembro de 2010

Mais uma festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Bragança

Hoje inicia mais uma festividade da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e para isso, aqui um pequeno resumo histórico das origens dessa devoção religiosa e mariana que mobiliza Bragança todos os anos.

A Paróquia – Os primeiros pensamentos para a implantação de uma nova área eclesiástica na cidade de Bragança datam de 1954 com a administração de Pe. Miguel Giambelli, ainda Pároco da Igreja Matriz, a partir da percepção do crescimento dos bairros um pouco mais afastados do centro urbano de Bragança. Outro fator foram as devoções surgidas na cidade na primeira metade do século XX, que são o Sagrado Coração de Jesus a partir do Apostolado da Oração e a devoção mariana de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Escolhido o lugar e o terreno, o Pe. Miguel juntou-se com os integrantes do Círculo Operário Bragantino, do Apostolado da Oração e devotos diversos que organizaram mutirões de limpeza do terreno, desmatamento da área onde seria construída a capela e a praça em frente, num modelo bem semelhante à tradição de ordenamento religioso e urbano da maioria dos núcleos urbanos, especialmente do interior (largo).

Limpo o terreno, em 12 de julho de 1959 foi feita a primeira manifestação religiosa em torno da figura mariana e nessa data foi lançada a pedra fundamental do novo templo. Então a partir daí, Padre Miguel e devotos continuaram as peregrinações e romarias que saiam da Igreja Matriz (hoje Catedral) todas as terças-feiras com o quadro de Nossa Senhora e a campanha de arrecadação de tijolos. Cada devoto devia trazer um ou mais tijolos. E assim foi. Com as campanhas, foram economizados recursos da compra de tijolos. Os alicerces foram conseguidos através do Departamento de Estradas e Rodagens do Pará (DER/PA) e o restante do material de construção foi adquirido.

A construção efetiva do templo iniciou no dia 12 de outubro de 1959 sob a orientação técnica do Pe. Francisco Borsani com apenas dois empregados. O trabalho voluntários e a ajuda de promesseiros foi fundamental para o intento. A primeira festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi realizada em 10 de julho de 1960, precedida de um tríduo preparatório, na capela recém-construída.

Em 1964, o então bispo Dom Eliseu Maria Coroli elevou a capela para a condição de Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Trabalharam na vida religiosa do santuário a ordem dos Padres Barnabitas (Clérigos Regulares de São Paulo, CRSP), especialmente o Pe. Ângelo Abeni, o Pe. Vicente di Schiena, o Pe. Paulino Brambilla, que durante seis anos (1972 a 1977) construiu a fachada do templo, o forro em concreto armado, o presbitério e finalizou o templo com a pintura geral.

A comunidade eclesial tem 33 anos de organização em Bragança, desde 29 de junho de 1977, quando o Mons. Miguel Maria Giambelli, Bispo Emérito diocesano (na época, Administrador Apostólico da Prelazia do Guamá) desmembrou em três a única paróquia de Bragança, a da antiga Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, Sé diocesana.

O quadro – A história do quadro em forma de ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro iniciou em fins do século XIV (1300), na Ilha de Creta, na Grécia. O quadro era uma pintura bizantina sobre madeira dourada, isto é, um ícone (termo que em grego quer dizer imagem) Um comerciante o levou para Roma na fuga dos muçulmanos. Anos depois de sua morte, o quadro começa a ser venerado a partir de 1499 na Igreja de São Mateus permanecendo por lá por cerca de trezentos anos. Esta igreja foi destruída por Napoleão Bonaparte em 1798. O quadro foi salvo graças aos religiosos agostinianos.

Em meados do século XIX a pedido de Pio IX os padres redentoristas se estabeleceram no local da Igreja de São Mateus, que era um convento. E lá foram descobertos documentos sobre a existência do ícone da Virgem Maria famoso por seus milagres.

O quadro permaneceu desaparecido por vários anos, sendo redescoberto após a análise de documentos e a partir de uma pesquisa dentro do local do convento. Quando foi encontrado, o Papa Pio IX confiou-o aos cuidados dos padres missionários redentoristas em 1865, para que difundissem a devoção pelo mundo inteiro, recomendando-lhes “fazei com que todo o mundo conheça o Perpétuo Socorro”.

No Brasil, a devoção dessa invocação de Maria chegou no final do século XIX, com os padres redentoristas (Congregação do Santíssimo Redentor).

O quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é a apresentação sublime da Mãe de Deus, que está sempre disposta a nos socorrer.

O quadro presente na Igreja Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi feito em azulejo pelo padre Vittorio Grancini. É o ponto mais especial de veneração dos fiéis e devotos de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Explicação do quadro

Segundo as tradições orientais, o quadro é uma cópia de uma pintura feita por São Lucas, que além de escritor era pintor. Trata-se de uma pintura em estilo bizantino, retratando Nossa Senhora e o Menino Jesus, trazendo no conjunto dos símbolos uma mensagem aos cristãos.

Entre as mais expressivas invocações a Maria, Mãe de Deus, está a de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, título de um quadro ou ícone bizantino, venerado na igreja de Santo Afonso, dos Missionários Redentoristas, em Roma (Itália).

1. Abreviação grega de “Mãe de Deus”.

2. Coroa de ouro: o Quadro original foi coroado em 1867, em agradecimento dos muitos milagres feitos por Nossa Senhora em seu título preferido “Perpétuo Socorro”.

3. Estrela no véu de Maria, a Estrela que nos guia no mar da vida até o porto da salvação.

4. Abreviatura de “Arcanjo São Miguel”, que apresenta a lança, a vara com a esponja e o cálice da amargura, objetos do martírio e paixão de Jesus.

5. Abreviatura de “Arcanjo S. Gabriel”, que apresenta a cruz e os cravos, instrumentos da morte de Jesus.

6. A boca de Maria é pequenina, para guardar silêncio, e evitar as palavras inúteis.

7. Os olhos de Maria, grandes voltados sempre para nós, a fim de ver todas as nossas necessidades.

8. Túnica vermelha, distintivo das virgens no tempo de Nossa Senhora.

9. Abreviatura de “Jesus Cristo”.

10. As mãos de Jesus apoiadas na mão de Maria, significando que por ela nos vem todas as graças.

11. O fundo todo do Quadro é de ouro, e dele esplendem reflexos cambiantes, matizando as roupas e simbolizando a glória do paraíso para onde iremos, levados pelo perpétuo socorro de Maria, assim “o quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é a síntese da Mariologia”.

12. Manto azul, emblema das mães daquela época. Maria é a Virgem-Mãe de Deus.

13. A mão esquerda de Maria sustendo Jesus: a mão do consolo que Maria estende a todos que a ela recorrem nas lutas da vida.

14. A sandália desatada é símbolo de um pecador preso ainda a Jesus por um fio – o último – a Devoção a Nossa Senhora. Além disso, é o sinal do socorro de Nossa Senhora a Jesus menino, figura retratada no próprio ícone.

A Novena – A novena do Perpétuo Socorro iniciou no dia 11 de julho de 1922, uma quarta-feira, na Igreja Santo Afonso, em São Luís, nos Estados Unidos. Em poucos anos propagou-se pelo mundo inteiro.

A Novena é um modo de rezar continuamente a Nossa Senhora, considerada um meio de perseverança na fé e na vida eclesial. Dizem os devotos que é uma boa oportunidade de seguir a tradição do Perpétuo Socorro, imitando suas virtudes e exemplos. Os devotos afirmam que a novena é uma oportunidade de pedir e agradecer bênçãos e a consecução de graças espirituais e materiais através do intermédio de Maria.

Oração

Ó Mãe do Perpétuo Socorro, eis a vossos pés um pobre pecador que a vós recorre e em vós põe a sua confiança.

Ó Mãe de misericórdia, tende compaixão de mim! Ouço dizer que todos vos chamam o refúgio e a esperança dos pecadores; sede, pois, o meu refúgio e a minha esperança!

Socorrei-me pelo amor de Jesus Cristo! Dai a mão a um infeliz pecador que a vós se recomenda e a vós se consagra como servo perpétuo.

Louvo e dou graças a Deus que, pela sua misericórdia, me inspirou esta grande confiança em vós, confiança que é para mim o penhor da minha eterna salvação.

Ai! Eu, miserável, tantas vezes caí no pecado, por não ter recorrido a vós.

Sei que com o vosso socorro sairei vencedor; sei que me haveis de ajudar, se a vós me recomendo; mas nas ocasiões perigosas temo não vos invocar e perder assim a minha alma.

Peço-vos, pois, esta graça, sim, encarecidamente, vos suplico a graça, quando o demônio me assaltar, de recorrer a vós, dizendo: Maria, ajudai-me!

Ó Mãe do Perpétuo Socorro, não permitais que eu perca o meu Deus!