domingo, 5 de fevereiro de 2012

Missionárias de Santa Teresinha, em Retiro 2012, abordam o tema "Vida e Missão"

Reunidas no Sítio Nossa Senhora da Glória, em Bragança/PA, as Irmãs Missionárias de Santa Teresinha abordaram, no último dia do seu Retiro 2012, nesse dmingo, 05 de fevereiro, o tema Vida e Missão. O palestrante da manhã foi o renomado Pe. Luís Mosconi, que falou sobre o conceito e a definição de missão, de forma a incentivar os trabalhos da congregação e sua inserção cada vez maior na sociedade.

Estavam presentes muitas irmãs missionárias, sob a liderança da Ir. Raimunda Alves, Superiora Geral, que nesse ano inovou, convidando para o momento de retiro diversos parceiros da congregação a estarem presentes, o que aconteceu e que deverá se refletir nos projetos das Missionárias de Santa Teresinha no ano de 2012, especialmente nas áreas de saúde e educação.

De fácil compreensão e explanação, com uma larga experiência nas Missões pelo Brasil e outros países, Pe. Luís Mosconi destacou a unidade da Vida e da Missão, com suas experiências e observações por onde atuou. Falou sobre a definição da Vida, seu sentido principal, a ligação entre as duas coisas e na abertura à Deus, à mística, ao mistério de forma a abarcar todas as dimensões humanas, nesse caso em especial entre a vocação e o ministério de ser missionário/a, numa mudança de época. Como ressaltou Pe. Mosconi, “é preciso transformar os desafios em projetos de vida e de ação. É daí que surge a missão. Nós somos a missão que abraçamos e assumimos. Ela nos define. A vida é missão!”

Ao final, Pe. Luís Mosconi autografou seus livros aos presentes, momento em que pude matar a saudade de muitas amigas e mães mestras, as Irmãs Missionárias de Santa Teresinha, que participaram do Retiro, além dos momentos de convívio com amigos/as. O encerramento se deu com um alegre almoço neste domingo marcante. Agradeço o convite da Ir. Ascensão Lemos (diretora do Instituto Santa Teresinha) dirigido à minha família, que também é por muito, família teresiana.

Dados biográficos: Luís Mosconi, padre diocesano, missionário Fidei Donum, nasceu e se formou na Itália. Residindo no Brasil desde 1967, trabalhou por quinze anos em paróquias, pároco em três delas, como na Diocese de Bragança, na cidade de Paragominas/PA, ajudando na formação de pequenas Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s) e também passou alguns anos a serviço da formação de líderes na região Norte do País. Estudioso no campo da Bíblia e da antropologia existencial. Desde 1990 tem se dedicado às Santas Missões Populares. Escreveu diversos livros, dentre os quais “Comentários bíblicos”, “Santas Missões Populares”, “Atos dos Apóstolos”, “As duas cartas de Pedro”, “Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas” e “Dar um sentido verdadeiro à Vida”. Sua mais recente publicação é “A Vida é Missão: para uma missiologia mística popular” (Belém: Marques Editora, 2012).

Algumas imagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário