quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Após 32 anos, Instituto Santa Teresinha voltará ao 7 de setembro em Bragança

            Após 32 anos, eis que o Instituto Santa Teresinha voltará ao Desfile Cívico do Dia da Independência, razão de grande mobilização por parte de sua Direção, Professores, Alunos, Funcionários e Ex-alunos. Sim, é fato. Vamos desfilar. Depois desse tempo todo, nenhum aluno atualmente do IST é testemunha disso, tampouco souberam da importância do desfile e do motivo real de não mais termos o IST na avenida.
            Porém, o curso dessa História, após diversas tentativas, agora se tornará realidade. Traremos de volta todo garbo e elegância desde que em 1981 o IST se despediu do 7 de setembro. E a geração atual de seus alunos poderá, agora sim, ter a dimensão dessa decisão histórica. E nós, ex-alunos, muitos dos quais desfilou um dia pelo IST, somos convidados, pelo amor à farda e à nossa memória, a estarmos todos juntos, com a família teresiana.
            O convite é vir à Bragança, tomar parte desse momento histórico e participar do desfile do Dia da Independência, marco inicial das comemorações de seus 75 anos (1938-2013). Cada ex-aluno/a poderá adquirir sua blusa após enviar suas informações abaixo listadas, para o e-mail contato@institutosantateresinha.com.br ou ligar para (91) 3425.1448, no horário comercial, de segunda a sexta, identificando para falar com a Coordenação do desfile.

Assunto: Eu vou participar do Desfile do IST no 7 de setembro
Nome Completo: _______________________________________________
Ano(s) em que estudou no IST: ___________________________________
Celular: ______________________
E-mail: _______________________
(Copie e cole no e-mail)

            Confirmada sua inscrição, participe do único ensaio no dia 03.09.2013, às 19h., no pátio do IST, a fim de que você contribua na organização do pelotão para o Desfile de 7 de setembro. A blusa do desfile será vendida a partir do dia 31 de agosto, na livraria do colégio, pelo valor de R$ 25,00 e deverá ser usada com calça jeans azul e sapato (ou tênis) preto.
            Não esqueça! Participe! Venha fazer parte - de novo - dessa História. Eu já mandei meu e-mail. E você, vai esperar o que? Já esperamos mais de 30 anos. É a vez de nós, ex-alunos, mostrarmos a força de nossa história no #IST e recordarmos nosso passado grandioso. Curta muito e compartilhe mais ainda. Vamos. Esperamos por todos, de todos os tempos!

Prof. Dário Benedito Rodrigues
Ex-aluno, ex-professor, teresiano

Foto 1: Prédio do Instituto Santa Teresinha. Acervo IST (2008)
Foto 2: Modelo da blusa. Fonte: Acervo Pessoal (2013)

Assim falou Hobsbawm...



         “A destruição do passado, ou melhor, dos mecanismos sociais que vinculam nossa experiência pessoal a das gerações passadas, é um dos fenômenos mais característicos e lúgubres do final do século XX. Quase todos os jovens de hoje crescem numa espécie de presente contínuo, sem qualquer relação orgânica com o passado público da época em que vivem. Por isso os historiadores, cujo ofício é lembrar o que outros esquecem, tornam-se mais importantes que nunca no final do segundo milênio. Por esse mesmo motivo, porém, eles têm de ser mais que simples cronistas, memorialistas e compiladores”.
Eric J. Hobsbawm, em A Era dos Extremos: O Breve Século XX.
Foto: Internet (2012)

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Seminário “Cine Olímpia: História, Memória e Iconografia”, hoje, às 16h., no Teatro Museu da Marujada

Nesta segunda-feira, 12 de agosto, às 16h., no Teatro Museu da Marujada, acontecerá o Seminário “Cine Olímpia: História, Memória e Iconografia”, realizado pelas formandas do Curso de História Elielma Luz, Leiliane Tavares e Cristina Santos. O seminário é o resultado da última disciplina do curso – Estágio Supervisionado IV – por mim ministrada.
Contamos com a presença de todos, professores, alunos, pesquisadores e interessados da Cultura bragantina, pois as alunas irão expor uma parte da pesquisa que fizeram sobre o saudoso Cine Olímpia, que perpassou gerações e marcou o tempo bragantino, com muita História.
Participe e divulgue. Até lá.
Foto: Pesquisa na Internet (2013).

domingo, 11 de agosto de 2013

Toda a saudade e todo o amor. Partiu Maria José Athayde de Brito, nossa Zezé...

Partiu nossa querida Maria José Athayde de Brito, nossa Maria José, nossa Zezé. Nossa saudade por tudo o que vivemos ao seu lado e por tantas lições de amor e de alegria, de serenidade e de elegância, de amor e de paz que dela levaremos para sempre.
Maria José foi associada do Lions Clube de Bragança, quando as mulheres ainda não eram Leões, como Domadora fundadora do CL Guilherme Brito, desde 1969.
No Lions Clube, serviu como Presidente do Ano Leonístico 1992-1993, quando ergueu a Sede Casa do Leão, auxiliada por todos os associados Leões, sendo a primeira mulher Presidente de nosso Lions Clube.
Foi fundadora do Clube da Melhor Idade Pérola do Caeté e viveu tantos empreendimentos que por esse clube realizou.
Como funcionária pública, serviu à Câmara Municipal de Bragança por muitos anos, sendo reconhecidamente uma funcionária exemplar, respeitada e amada por todos os que conviveram com sua doçura e firmeza, honestidade e paciência.
O que dizer da Maria José, da Zezé... só de todo o amor e de toda a saudade que sentiremos da sua presença entre nós, da sua acolhida, do seu abraço, do seu jeito maternal (como mãe e avó), de sua experiência como mulher, como trabalhadora, como esposa e como cidadã.
Bragança perde hoje uma grande mulher, de tantos exemplos que precisam ficar em nós, que precisam estar entre nós e que precisam ser nossos. Seja nos eventos Leonísticos ou LEOísticos, Maria José sempre demonstrou que a idade não era impedimento, participando das atividades, sendo solidária, sendo companheira, sendo uma verdadeira Leão entre nós.
Hoje, o coração é de saudade, de condolências à toda a sua família (em nome de Rosana Athayde, sua filha) e de todos os seus amigos, parentes e correligionários.
Um beijo Zezé, com muito carinho e saudade.
Do Teu "meu filho"... Dário Benedito Rodrigues & Família