quinta-feira, 24 de março de 2016

Bragança perde José Quintino de Castro Leão (*01.07.1932, +22.03.2016)


Com enorme pesar, registro o falecimento do amigo José Quintino de Castro Leão, escritor e acadêmico bragantino, ocorrido no dia 22 de março de 2016, em Belém (PA). José Quintino nasceu em Bragança, em 1º de julho de 1932, filho de Jovelino de Castro Leão e Inês Sério de Castro Leão. Estudou na Escola Monsenhor Mâncio Ribeiro, no Instituto Santa Teresinha, no Colégio Nossa Senhora de Nazaré e na Escola Estadual Paes de Carvalho.

Foto: Em setembro de 1939, na Escola Mons. Mâncio Ribeiro
Fonte: Acervo familiar.

Formou-se em Economia (em 1955) e em Direito (1960) pela Universidade Federal do Pará. Na vida política, exerceu um mandado de deputado estadual na Assembleia Legislativa. Trabalhou como delegado estadual no SENAM (Serviço Nacional dos Municípios), órgão do Governo Federal, além de ter sido funcionário público estadual.
Também foi consultor jurídico, secretário de finanças de Belém e presidente do Instituto de Previdência do Município de Belém (IPAMB). Foi professor titular da Universidade da Amazônia (UNAMA) e membro da Acadêmica de Letras e Artes de Bragança (ALAB), empossado na cadeira n.º 17, tendo como patrono Augusto Corrêa.

Foto: José Quintino de Castro Leão
Fonte: Acervo familiar.

Em 24 de julho de 2010 lançou em Bragança seu livro mais importante, “Encanto e Desencantos: a política bragantina, a partir de Augusto Corrêa”, traçando uma memória da política em Bragança e do perfil político de Augusto Corrêa, com quem trabalhou por muitos anos. Também publicou “Bragança, com humor: estórias e lorotas nem sempre antigas”. Deixa inédito o livro “Depoimentos: crônicas escritas quase a destempo”.

Foto: Capa de “Encanto e Desencantos”
Fonte: Acervo familiar.

Foto: Capa de “Bragança, com humor”
Fonte: Acervo familiar.

Era um intelectual do amor, da prosa livre, do sorriso largo e farto. Um homem importante para os círculos culturais e sociais de Bragança, com quem tive o prazer de conviver e o privilégio de ouvir por muitos momentos.



Fotos: Lançamento de “Encanto e Desencantos” em Bragança, em 24.07.2010.
Fonte: Acervo pessoal (2010).

Ficarei com uma enorme saudade disso tudo, sabedor de nossa rápida passagem por aqui. A de José Quintino esteve cheia de muitos, bons e inesquecíveis momentos.
Uno-me às dores de sua esposa Dona Stella Cardoso de Castro Leão, de seus filhos Rosa, Rui, Paulo, Júnior, Sylvio e da amiga Angélica, noras, genros e netos. Seu corpo foi velado na Capela Max Domini, seguido de sepultamento em Belém, no Cemitério Recanto da Saudade, na manhã de ontem, 23 de março de 2016.
Descanse em paz, grande amigo. Um beijo no coração.

Do amigo, Dário Benedito Rodrigues

Com informações do Blog de João Jorge Reis: http://joaojorgereis.blogspot.com.br/2016/03/literatura-bragantina-jose-quintino-de.html

Um comentário: