sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Minha imagem de 2016. Omran Daqneesh: tragédia, guerra, vida e morte


No ano passado, escolhi uma trágica imagem (de Aylan Kurdi morto numa praia) que comoveu o mundo inteiro para dizer do horror de viver no mesmo tempo desta quase terceira guerra mundial fatiada em conflitos pelo planeta e sem prazo de acabar.
Não foi diferente esse ano, infelizmente. A imagem que mais me marcou e causou sofrimento foi a de outra criança: Omran Daqneesh. Ao ser socorrido quando sua casa em Qaterji, bairro de Aleppo, foi atingida por um ataque aéreo russo, Omran perdeu o irmão Ali que brincava no momento do ataque, foi fotografado por ativistas opositores ao regime sírio atual. Ele ainda atordoado, sem entender o que se passa até perceber que o rosto sangra e tenta limpar as mãos na cadeira da ambulância onde foi acomodado.
A impressão de horror, sofrimento e dor estão no semblante dessa criança, que coberta de pó e sangue, chocou milhares de pessoas ao redor do mundo, mas não diminuiu em quase nada a tragédia que se segue até agora. É preciso fazer alguma coisa, além de contemplar a humilhação e morte de mais gente. Até quando isso?
Observações são bem-vindas, mas lembre-se que não podemos negar o que está acontecendo na História “virando imagens como essa contra a parede”, ignorando-as ou simplesmente descartando-as. É preciso agir e defender a Vida!


Foto: Imagem na internet (2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário